Tela em branco

Como as novas técnicas de maquiagem ressignificam o conceito de liberdade diante do cenário pandêmico em qual estamos vivendo desde 2020.

Bruna Furlan
3 min readMay 27, 2021

Por Bruna Furlan

Imagem autoral. Bruna Furlan, 2021.

Não se pode negar que 2020 foi um ano de reflexões pessoais e novas descobertas. Entretanto, também foi um ano de muitas lutas, dores e perdas. Com certeza não é de hoje que a maquiagem vem sido usada como uma forma de expressão, mas essa liberdade criativa tomou um novo rumo.

Imagem autoral. Bruna Furlan, 2021.

Não necessariamente, essa nova forma de maquiar-se busca realçar a beleza de quem a usa. Com certeza, ela pode ser usada nesta finalidade, visto que não possui regras. Porém, ela também possibilita inúmeras formas de expressão, das mais sutis às mais explícitas. Desde protestos em prol do movimento Black Lives Matter, até incentivos para que as pessoas votassem nas eleições presidenciais estadunidenses foram vistas em forma de maquiagem.

Ali Hicks, @sweetmutuals, Instagram, 2021.

Um nome que está ganhando muito reconhecimento nessa área é o de Ali Hicks, de somente 19 anos. A modelo e maquiadora começou a mostrar seu talento na Fashion Week de 2019, e felizmente, não parou desde então. Indo ainda além de somente sombras e delineados neon, Ali usa glitters, cílios postiços de diferentes formatos e tamanhos, ornamentos e até mesmo o truque de maquiagem 3D. Contando com mais de 100 mil seguidores em sua página do Instagram, a maquiadora usa suas maquiagens extravagantes para chamar a atenção de seus seguidores sobre assuntos de urgência social.

A arte da maquiagem pode ser usada para expressões e protestos de todo o tipo, e a maquiagem de traço livre veio para suprir todas as necessidades que viram-se carentes durante o isolamento social. A angústia com o estado da sociedade pode ser representada, tanto como os desesperados pedidos por mudança. Entretanto, essa arte também pode ser usada por simples e pura diversão.

É essencial que todos participem desse momento de luta e ajam com responsabilidade social, mas também não pode-se ser esquecido os momentos de alívio e leveza. Com tanto estresse nos cercando, a liberdade de não preocupar-se em fazer a linha perfeita com um delineador e seguir todas as regras dos padrões impostos até hoje já é suficiente para nos proporcionar um momento de paz. A liberdade de usar o nosso rosto como uma tela em branco para nos expressarmos é um consolo enquanto seguimos na luta de pintar a tela de um mundo melhor.

--

--